Blog

Coloproctologia

A coloproctologia é a especialidade que estuda, diagnostica e trata as doenças do cólon (intestino grosso), reto e ânus.

Saiba Mais

O perigo glúten-free

A Doença Celíaca (também conhecida como Enteropatia Sensível ao Glúten) é uma doença auto-imune que leva à alterações inflamatórias no trato gastrointestinal. Usualmente se apresenta dos 10 aos 40 anos e tem como sintoma principal a diarréia. A base do tratamento é a retirada do glúten da dieta.

Saiba Mais

A importância das fibras na dieta

Estudos recentes também apontam também a diminuição da incidência de câncer colorretal e possivelmente câncer de pâncreas, estômago, esôfago e mama.

Saiba Mais

Coceira Anal?

O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.

Saiba Mais

Divertículos, deverticulite....

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Saiba Mais

Pli... o quê?

Plicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.

Saiba Mais

O que são Hemorróidas?

Os vasos hemorróidários são uma parte normal do canal anal - todos nós temos. Anatomicamente temos três coxins (almofadas) formados por tecidos moles, musculatura e vasos sanguíneos - chamados de mamilos hemorroidários principais.

Saiba Mais

Doença de Crohn

Os sintomas da Doença de Crohn são: 👉🏻Dor abdominal 👉🏻Diarréia (com ou sem muco e sangue) 👉🏻Doença perianal (fístulas, plicomas ou alteração de pele perianal)

Saiba Mais

Sintomas das Hemorróidas

Sangramento, desconforto e prolapso são os sintomas mais comuns e podem variar na sua gravidade de acordo com a predominância do tipo de hemorróidas (interna, externa ou mista). Prurido (coceira) e saída de muco também podem acontecer!

Saiba Mais

7 mitos e 2 verdades sobre as Hemorróidas

Sangramento anal é sempre causado por hemorróidas? Hemorróidas causam câncer? Pimenta causa hemorróida? Constipação (prisão de ventre causa hemorróida)? Hemorróida só acontece em idosos?

Saiba Mais

Tratamento de Hemorróidas

Existem vários tratamentos para doença hemorroidária. É muito importante a percepção, por parte do médico, do que está causando desconforto ao paciente: é o sangramento? É o volume externo? É o prolapso?

Saiba Mais

Doença Pilonidal

O termo "pilonidal" é derivado de "pilus" (cabelo) + "nidus" (ninho) - e é isso que muitas vezes vemos: um ninho de pêlos localizado na região sacro-coccígea (em especial na linha média do corpo, mas também podendo aparecer um pouquinho mais para o lado).

Saiba Mais

Ligadura elástica para hemorróidas

A ligadura elástica é um dos métodos disponíveis para tratamento da doença hemorroidária interna. Ela é realizada em consultório médico, sem necessidade de anestesia.

Saiba Mais

Retocolite Ulcerativa

Os pacientes geralmente se apresentam com diarréia e sangramento. Além disto é comum dor abdominal, saída de muco pelo ânus, febre, perda de peso e sintomas em outros locais, como dores articulares, úlceras na boca e rash (alteração da pele).

Saiba Mais

Consultório MEDPLEX - SaNTANA

Rua Gomes Jardim 301, sala 504
Telefone 3519-9372 
WhatsApp/celular 99293-5310

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991