A importância das fibras na dieta

Você quer diminuir o risco de diabetes tipo 2, eventos cardiovasculares (por exemplo, infarto) e AVC??

Comece aumentando a quantidade de fibras em sua dieta.  

Estudos recentes também apontam também a diminuição da incidência de câncer colorretal e possivelmente câncer de pâncreas, estômago, esôfago e mama.

O que são fibras e como elas agem?

Fibras são componentes naturais que não são digeridos pelo trato gastrointestinal superior.  São divididas em solúveis e insolúveis.

As fibras solúveis são carboidratos complexos encontrados naturalmente em frutos e vegetais. Após a ação das bactérias do cólon elas são fermentadas, servindo de energia para as células, estimulando o crescimento de bactérias benéficas ao organismo e também participando na regulação imunológica. Regulam o pH intestinal (que, ficando mais ácido, diminui a população de microorganismos patogênicos e produção de resíduos tóxicos).

As fibras insolúveis predominam em alimentos como o farelo de trigo, grãos inteiros, cereais e algumas verduras. Seus componentes são pouco fermentados e seu papel no organismo é atuar como uma escova, limpando as paredes do intestino e aumentando o volume das fezes, melhorando seu trânsito e.

O aumento de fibras na dieta é usado no tratamento da constipação e também da doença hemorroidária.

Quais os alimentos ricos em fibras? E qual a quantidade recomendada?

Uma ingesta diária de 25 - 35g é o recomendado.

Confira na nossa tabela a quantidade presente nos alimentos mais comuns.

Existem também formas prontas de suplementos de fibras, que podem ser recomendados pelo seu médico para complementar a alimentação.

Não esqueça de caprichar na quantidade de água que você consome, pois ela é necessária para a adequada ação das fibras. É recomendada a ingesta de 2 litros de água por dia!  

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato!

E não esqueça de consultar regularmente seu médico!

- Wang PY, Fang JC, Gao ZH, Zhang C, Xie SY. Higher intake of fruits, vegetables or their fiber reduces the risk of type 2 diabetes: A meta-analysis. J Diabetes Investig. 2016;7(1):56-69.

- Mao QQ, Lin YW, Chen H, et al. Dietary fiber intake is inversely associated with risk of pancreatic cancer: a meta-analysis. Asia Pac J Clin Nutr. 2017;26(1):89-96.

- Zhang Z, Xu G, Ma M, Yang J, Liu X. Dietary fiber intake reduces risk for gastric cancer: a meta-analysis. Gastroenterology. 2013;145(1):113-120.e3.

Consulte Comigo

Saiba MaisLigue gora

Veja Outros Posts

Coceira Anal?

O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.

Saiba Mais

Divertículos, deverticulite....

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Saiba Mais

Pli... o quê?

Plicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.

Saiba Mais

Consultório Moinhos

Rua Mostardeiro 05, sala 1009
Telefone 3211-2117  
WhatsApp/celular 98927-3324

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991