Você sabe a diferença entre divertículos e diverticulite?
Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.
Eles são mais comuns do lado esquerdo (especialmente no cólon sigmóide) e em pessoas idosas, embora seja cada vez mais comum o aparecimento em jovens. O número de casos e complicações tem aumentado.
Não existe uma causa única para os divertículos, e sua origem é uma combinação de fatores dietéticos (dieta pobre em fibras, rica em carne vermelha), alterações da parede e do funcionamento intestinal e genéticos.
E divertículo dói?
A grande maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma, e a presença de divertículos é um achado ao caso em exames realizados por outros motivos.
Quando há sintomas, temos a chamada doença diverticular, e a dor abdominal é a queixa mais comum: costuma ser do tipo cólica mas também pode ser localizada na porção esquerda inferior do abdome.
E a diverticulite?
A diverticulite é a inflamação de um ou mais divertículos, e é a complicação mais comum da doença diverticular. O paciente geralmente apresenta dor abdominal, febre, falta de apetite. Apesar de existirem quadro graves, que podem evoluir com abscessos e até perfuração de intestino, a grande maioria é leve e pode ser tratada com medicação adequada.
E aí, descomplicou? Na dúvida, procure seu Coloproctologista!
O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.
Saiba MaisOs divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.
Saiba MaisPlicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.
Saiba Mais