Divertículos, deverticulite....

Você sabe a diferença entre divertículos e diverticulite?

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Eles são mais comuns do lado esquerdo (especialmente no cólon sigmóide) e em pessoas idosas, embora seja cada vez mais comum o aparecimento em jovens. O número de casos e complicações tem aumentado.

Não existe uma causa única para os divertículos, e sua origem é uma combinação de fatores dietéticos (dieta pobre em fibras, rica em carne vermelha), alterações da parede e do funcionamento intestinal e genéticos.

E divertículo dói?

A grande maioria dos pacientes não apresenta nenhum sintoma, e a presença de divertículos é um achado ao caso em exames realizados por outros motivos.

Quando há sintomas, temos a chamada doença diverticular, e a dor abdominal é a queixa mais comum: costuma ser do tipo cólica mas também pode ser localizada na porção esquerda inferior do abdome.

E a diverticulite?

A diverticulite é a inflamação de um ou mais divertículos, e é a complicação mais comum da doença diverticular. O paciente geralmente apresenta dor abdominal, febre, falta de apetite. Apesar de existirem quadro graves, que podem evoluir com abscessos e até perfuração de intestino, a grande maioria é leve e pode ser tratada com medicação adequada.

E aí, descomplicou? Na dúvida, procure seu Coloproctologista!

Consulte Comigo

Saiba MaisLigue gora

Veja Outros Posts

Coceira Anal?

O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.

Saiba Mais

Divertículos, deverticulite....

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Saiba Mais

Pli... o quê?

Plicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.

Saiba Mais

Consultório Moinhos

Rua Mostardeiro 05, sala 1009
Telefone 3211-2117  
WhatsApp/celular 98927-3324

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991