Doença de Crohn

A Doença de Crohn (DC) é um dos tipos de Doença Inflamatória Intestinal conhecida - outro exemplo é a Retocolite Ulcerativa.

A sua causa exata é desconhecida - mas se sabe que a partir de um gatilho ambiental (como tabagismo, infecção, uso de anti-inflamatório, etc..), em um indivíduo geneticamente predisposto, ocorre a desregulação do sistema imunológico, que passa a atacar os componentes do próprio corpo, levando à inflamação da mucosa (revestimento) do trato gastrointestinal.

É uma doença crônica - não existe cura! Ela tem como característica períodos de doença ativa intercalados com período de remissão dos sintomas.

A DC pode envolver qualquer parte do nosso trato digestivo - desde a boca até o ânus.

E quais são os sintomas?

👉🏻 Dor abdominal

👉🏻 Diarréia (com ou sem muco e sangue)

👉🏻 Doença perianal (fístulas, plicomas ou alteração de pele perianal)

👉🏻 Sintomas gerais como febre, cansaço e perda de peso

👉🏻 Úlceras aftosas na boca

👉🏻 Sintomas em outras partes do corpo como artrite, alterações de pele ou olhos

O diagnóstico é feito a partir de achados endoscópicos (ou de exames de imagem) em pacientes com sintomas compatíveis. Com quadro clínico muito "floridos" o diagnóstico geralmente não é difícil mas é comum o paciente iniciar com queixas leves e levar meses até ser diagnosticado corretamente.

A Doença de Crohn tem sintomas em comum com outras doenças, como intolerância à lactose e síndrome do intestino irritável - por isso é importante procurar um médico especialista, para fazer o diagnóstico correto e não perder tempo no início do tratamento!

O tratamento envolve diferentes tipos de medicações que tem como função diminuir a resposta inflamatória e imune do corpo. A cirurgia também é uma opção em alguns casos.

Como é uma doença crônica deve ser sempre acompanhada por médico habilitado! A DC aumenta o risco de câncer colorretal, por isso a importância de realizar exames periódicos nestes pacientes.  

Com o tratamento e seguimento adequados conseguimos tratar os sintomas e prevenir complicações da doença

Consulte Comigo

Saiba MaisLigue gora

Veja Outros Posts

Coceira Anal?

O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.

Saiba Mais

Divertículos, deverticulite....

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Saiba Mais

Pli... o quê?

Plicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.

Saiba Mais

Consultório Moinhos

Rua Mostardeiro 05, sala 1009
Telefone 3211-2117  
WhatsApp/celular 98927-3324

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991