A Doença Celíaca (também conhecida como Enteropatia Sensível ao Glúten) é uma doença auto-imune que leva à alterações inflamatórias no trato gastrointestinal. Usualmente se apresenta dos 10 aos 40 anos e tem como sintoma principal a diarréia. A base do tratamento é a retirada do glúten da dieta.
No ano de 2000, após alguns estudos demonstrarem a prevalência de 1% da doença nos Estados Unidos (antes era considerada muito mais rara), houve uma enxurrada de publicações sobre o assunto, algumas sugerindo que uma dieta glúten-free poderia beneficiar também pessoas sem a doença.
Crucificaram o glúten.
A vilanização do glúten ganhou grande impulso na mídia, com a ajuda de muitas celebridades. A indústria glúten-free cresceu quase 10.5 bilhões neste período.
Novos dados
Atualmente novas pesquisas apontam para o perigo da dieta sem glúten em pacientes sem verdadeira intolerância. Há riscos de deficiências nutricionais, como vitamina B12, zinco e folato. E o perigo não pára por aí: foi demonstrado aumento das concentrações de metais tóxicos como arsênio, cádmio e mercúrio em pessoas seguindo a dieta.
São necessários mais estudos para avaliar o que essas associações podem causar a longo prazo, mas atualmente a dieta glúten-free deve ser seguida apenas por pessoas com real intolerância.
- Gluten-free diets: Where do we stand? http://edition.cnn.com/2017/03/01/health/gluten-free-diet-history-explainer/index.html;
- Raehsler SL, Choung RS, Marietta EV, Murray JA. Accumulation of Heavy Metals in People on a Gluten-Free Diet. Clin Gastroenterol Hepatol. 2017;
- Bulka CM, Davis MA, Karagas MR, Ahsan H, Argos M. The Unintended Consequences of a Gluten-Free Diet. Epidemiology. 2017;
O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.
Saiba MaisOs divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.
Saiba MaisPlicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.
Saiba Mais