O perigo glúten-free

A Doença Celíaca (também conhecida como Enteropatia Sensível ao Glúten) é uma doença auto-imune que leva à alterações inflamatórias no trato gastrointestinal. Usualmente se apresenta dos 10 aos 40 anos e tem como sintoma principal a diarréia. A base do tratamento é a retirada do glúten da dieta.

No ano de 2000, após alguns estudos demonstrarem a prevalência de 1% da doença nos Estados Unidos (antes era considerada muito mais rara), houve uma enxurrada de publicações sobre o assunto, algumas sugerindo que uma dieta glúten-free poderia beneficiar também pessoas sem a doença.

Crucificaram o glúten.

A vilanização do glúten ganhou grande impulso na mídia, com a ajuda de muitas celebridades. A indústria glúten-free cresceu quase 10.5 bilhões neste período.

Novos dados

Atualmente novas pesquisas apontam para o perigo da dieta sem glúten em pacientes sem verdadeira intolerância. Há riscos de deficiências nutricionais, como vitamina B12, zinco e folato. E o perigo não pára por aí: foi demonstrado aumento das concentrações de metais tóxicos como arsênio, cádmio e mercúrio em pessoas seguindo a dieta.

São necessários mais estudos para avaliar o que essas associações podem causar a longo prazo, mas atualmente a dieta glúten-free deve ser seguida apenas por pessoas com real intolerância.

- Gluten-free diets: Where do we stand? http://edition.cnn.com/2017/03/01/health/gluten-free-diet-history-explainer/index.html;

- Raehsler SL, Choung RS, Marietta EV, Murray JA. Accumulation of Heavy Metals in People on a Gluten-Free Diet. Clin Gastroenterol Hepatol. 2017;

- Bulka CM, Davis MA, Karagas MR, Ahsan H, Argos M. The Unintended Consequences of a Gluten-Free Diet. Epidemiology. 2017;

Consulte Comigo

Saiba MaisLigue gora

Veja Outros Posts

Coceira Anal?

O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.

Saiba Mais

Divertículos, deverticulite....

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Saiba Mais

Pli... o quê?

Plicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.

Saiba Mais

Consultório Moinhos

Rua Mostardeiro 05, sala 1009
Telefone 3211-2117  
WhatsApp/celular 98927-3324

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991