Retocolite Ulcerativa

Já falamos um pouquinho sobre a Doença de Crohn e hoje vamos conhecer melhor a Retocolite Ulcerativa (RCU), outro subtipo de Doença Inflamatória Intestinal conhecida.

Assim como a Doença de Crohn (DC), a causa exata da Retocolite também é desconhecida. A partir de um gatilho ambiental (como infecção, uso de anti-inflamatório, etc..), em um indivíduo geneticamente predisposto, ocorre a desregulação do sistema imunológico, que passa a atacar os componentes do próprio corpo, levando à inflamação da mucosa (revestimento) do trato gastrointestinal.

Os pacientes geralmente se apresentam com diarréia e sangramento (este último é mais comum na Retocolite Ulcerativa do que na Doença de Crohn). Além disto é comum dor abdominal, saída de muco pelo ânus, febre, perda de peso e sintomas em outros locais, como dores articulares, úlceras na boca e rash (alteração da pele).

É comum que existam mais pacientes na mesma família com este problema.

E quais as diferenças da RCU com a DC?

👉🏻A inflamação na RCU é limitada apenas à mucosa (porção superficial) da parede do intestino.

👉🏻 A Retocolite obrigatoriamente envolve o reto (porção final do intestino grosso), e pode envolver porções do cólon também (inclusive o cólon inteiro). Diferentemente da DC, onde as áreas inflamadas estão misturadas à áreas normais, na RCU toda a área afetada tem aparência doente. Por isso a importância de realizar a colonoscopia nos pacientes com sintomas compatíveis.

👉🏻 A Retocolite não envolve outras porções do tubo digestivo.

👉🏻 O cigarro não parece ser fator de risco para a RCU.

E tem tratamento?

Sim! Apesar de ser uma doença crônica, existem tratamentos efetivos para combater os sintomas. Geralmente são utilizadas medicações específicas e também pode necessitar de cirurgia em casos especiais. É importante que o paciente seja acompanhado por profissional capacitado para tratar este tipo de doença.

Ficou com dúvida? Fale comigo!

Tem Retocolite Ulcerativa ou sintomas semelhantes? Agende uma avaliação!

Consulte Comigo

Saiba MaisLigue gora

Veja Outros Posts

Coceira Anal?

O prurido (coceira) anal é uma queixa muito comum no consultório. Estima-se que atinja até 5% da população mas um número muito menor procura ajuda médica, em parte por constrangimento. Ele é mais comum à noite e em homens.

Saiba Mais

Divertículos, deverticulite....

Os divertículos de cólon são herniações da mucosa e submucosa do intestino: olhando por dentro (como nesta imagem de colonoscopia) vemos depressões enquanto por fora são vistas saculações.

Saiba Mais

Pli... o quê?

Plicomas anais são saliências de pele ao redor do ânus, que podem acompanhar doenças orifíciais como hemorróidas, fístulas e fissuras anais mas também podem ser encontradas isoladamente. Eles podem ser únicos ou múltiplos e seu tamanho é variável.

Saiba Mais

Consultório Moinhos

Rua Mostardeiro 05, sala 1009
Telefone 3211-2117  
WhatsApp/celular 98927-3324

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991