Colonoscopia

Colonoscopia  

​A colonoscopia é um método diagnóstico e terapêutico que permite a visualização da mucosa (revestimento interno) do intestino grosso, através da introdução de um cabo de fibra ótica por via anal. Na maioria dos exames também é possível a visualização da porção final do intestino delgado (íleo).

Ela permite a realização de biópsias (retirada de pequenos fragmentos da mucosa) para análise, auxiliando no diagnóstico de doenças. Através do exame também podem ser removidos pólipos, realizando-se a prevenção do câncer colorretal.

O exame é realizado sob sedação, de modo a minimizar qualquer desconforto. Também é necessário o preparo do intestino, que consiste na realização de dieta com baixo teor de fibras e uso de laxativos durante os dias anteriores ao exame.

Quando devo realizar a minha primeira colonoscopia?

A colonoscopia é indicada, como forma de prevenção do câncer de intestino, a partir dos 45 anos de idade, para todas as pessoas. Pacientes que possuem histórico de câncer na família devem realizar a colonoscopia mais cedo.

Os pacientes com sintomas colorretais terão sua indicação de colonoscopia definida, independente da idade, após a consulta clínica com o coloproctologista.

Agende sua Consulta

Consultório Moinhos

Rua Mostardeiro 05, sala 1009
Telefone 3211-2117  
WhatsApp/celular 98927-3324

Consultório Mãe de deus

Instituto de Cirurgia: Rua José de Alencar 286, subsolo
Fone 3230-6000 ou 3230-6991